Empresa

Entrega de mapas mensais da Segurança Social

A entrega de mapas mensais da Segurança Social é uma das principais tarefas da equipa de Técnicos Oficiais de Contas de uma empresa. Trata-se de uma tarefa mensal, obrigatória para todas as entidades empregadoras e que tem de ser efectuada até ao dia 20 do mês seguinte a que se reportam.

No entanto, desde Fevereiro último, as entidades empregadoras passaram a poder efectuar a entrega de mapas mensais da Segurança Social por via electrónica, através do portal da Segurança Social ou do Portal das Finanças.

Novidades na entrega

Entrega de mapas mensais da Segurança SocialA entrega de mapas mensais da Segurança Social – ou Declaração Mensal de Remunerações (DMR) – passou assim a ser feita através de um único canal de acesso, denominado Declaração Mensal de Remunerações (DMR).

No portal da Segurança Social, deixa de existir referência directa aos links das aplicações DRI e DR On-line e o acesso às aplicações passa a ser feito de partir do novo link DMR, com a possibilidade de acesso ao portal da Segurança Social ou ao Portal das Finanças, para tornar possível o cumprimento da obrigação de entrega da declaração de remunerações.

Para aumentar ainda mais o cruzamento de dados entre os serviços de Finanças e a Segurança Social, este ano, foi criado um anexo à declaração do IRS: o anexo SS. Neste documento, são discriminados todos os rendimentos e descontos efectuados para a Segurança Social.

De carácter obrigatório, este anexo é entregue pelas Finanças à Segurança Social e visa reforçar o cruzamento de dados entre as duas entidades. Essa declaração será depois comparada com as declarações entregues pelas entidades patronais, sendo que as divergências serão objecto de investigação.

O grande objectivo é eliminar divergências e facilitar o cruzamento de informações. Neste sentido, é ainda mais importante o apoio da equipa de contabilidade à administração e gestão das empresas clientes.

Noticias e dicas

Noticias e dicas fiscais e contabilísticas para sua empresa