Contabilidade Internacional

O que é contabilidade internacional?

Existem diferentes tipos de contabilidade a nível internacional. No entanto, há duas vertentes principais da contabilidade internacional: a contabilidade norte-americana e a contabilidade organizada por iniciativa da ONU.

A contabilidade internacional por iniciativa da ONU tem como objectivo a padronização para todos os países das Nações Unidas.

As normas e princípios de contabilidade internacional são publicados pelo International Accounting Standards Board (IASB) e os princípios fundamentais da estrutura conceptual da contabilidade internacional estão definidos num texto denominado Framework.

Princípios fundamentais

Este texto não é, no entanto, uma norma internacional de contabilidade. Basicamente, é uma descrição dos conceitos básicos que devem ser respeitados na preparação e apresentação das demonstrações financeiras internacionais.

Em caso de conflito entre qualquer norma internacional e o Framework, as exigências da regra internacional prevalecem sobre as do Framework. Os principais conceitos apresentados no Framework são:

- Objectivos das demonstrações financeiras: informação sobre a posição financeira, os resultados e as alterações financeiras de uma entidade. Essa informação deve ser útil para as tomadas de decisões de diversos tipos de intervenientes, nomeadamente investidores, funcionários, fornecedores, clientes, entidades governamentais, instituições financeiras, etc.

- Pressupostos básicos: regime de competência e continuidade.

- Características qualitativas das demonstrações financeiras: transparência, relevância, comparabilidade, equilíbrio custo/benefício na preparação das demonstrações financeiras.

- Elementos das demonstrações financeiras: balanço patrimonial, demonstração de resultados, demonstração de fluxo de caixa, notas e divulgações, incluindo informações por segmento de negócio.

- Critérios de reconhecimento: dos activos, passivos, receitas e despesas.

- Princípios de avaliação: dos elementos das demonstrações financeiras (custo histórico, custo corrente, valor realizável e valor presente).

Saiba mais sobre Contabilidade Organizada em www.numerica-contabilidade.pt